8 de set. de 2018

COMO REALIZAR POSTAGENS NO BLOG PIBID (PC)

Olá a todos!


  Este é um tutorial de como realizar postagens no blog das escolas pertencentes ao PIBID GEOGRAFIA UFBA, ele é direcionado a bolsistas, coordenadores e demais pessoas envolvidas nas postagens do BLOG.

 1 - Para começar é necessário que o usuário tenha o Email e a senha de acesso a plataforma BLOGGER, fornecidos pelo coordenador do PIBID GEOGRAFIA UFBA.



 2 - Após acessar a plataforma, o usuário deverá realizar o login, como apontado na imagem.




 3 - O usuário será redirecionado para a página de acesso a conta google, insira os dados fornecidos pelo coordenador do PIBID GEOGRAFIA UFBA.


 4 -Agora o usuário tem acesso ao blog do PIBID GEOGRAFIA UFBA.

   ATENÇÃO NESTE MOMENTO!

 O blog do PIBID GEOGRAFIA UFBA é uma página MESTRA, cada escola participante do subprojeto possui uma página própria, que pertence ao sub projeto Pibid Geografia Ufba, e poderá ser ACESSADA através da página inicial do Blog.

 Sabendo disso, o usuário deverá escolher a escola no qual o mesmo efetiva as atividades do PIBID, caso a sua escola não esteja cadastrada entre as OPÇÕES DO BLOG, entre imediatamente em contato com a coordenadoria do PIBID GEOGRAFIA UFBA para que a página da escola seja devidamente inserida.

5 -  Após o usuário escolher a escola no qual o mesmo desenvolve as atividades do PIBID GEOGRAFIA UFBA, a página será redirecionada para a caixa de postagens do Respectivo Blog.

  Para realizar uma postagem, o utilizador deverá selecionar a opção "Nova postagem".


6 - Seguem as orientações conforme as letras indicadas na imagem;

 A - O usuário deve certificar-se de que a opção "ESCREVER" esteja ativa, não é recomendado para usuários iniciantes a utilização da opção "HTML", pois, se utilizada sem o devido conhecimento, a postagem poderá apresentar falha de formatação causando prejuízo de entendimento para o leitor.

 B - É a caixa destinada ao título da postagem, o usuário deverá indicar o nome do bolsista e a semana das atividades, por exemplo: CARLOS ( mais sobrenome completo) - 08/08/2018 a 13/08/2018.

 C - É a caixa destinada ao diário de atividades, o usuário deve estar atento a utilização correta da escrita em português ao relatar a sua experiência, essa é uma recomendação direta da CAPES e um dever do estudante universitário.

 D - Após o usuário escrever o seu diário semanal, deverá clicar em "PUBLICAR" para dar prosseguimento a postagem no respectivo blog no qual o mesmo desenvolve as atividades do PIBID GEOGRAFIA UFBA.

  E - As opções de formatação estão disponíveis nesse espaço. A partir dali o usuário poderá inserir imagens, vídeos e endereços web relacionados com a sua experiência semanal no desenvolvimento das atividades do PIBID, além de acessar as opções de formatação do seu texto.

             E.1 - É Recomendável que o texto seja formatado na opção "JUSTIFICADO" para garantir a organização da escrita e usuário.

           E.2 - Imagens, se utilizadas, deverão ser postadas com a opção "CENTRALIZADO" e em tamanho "PEQUENO" ou "MÉDIO" para evitar erros de leitura em dispositivos móveis. O mesmo se aplica para vídeos.


7 - Ao clicar em "PUBLICAR", descrito no item 7, essa caixa (grifada na imagem) irá aparecer, o usuário deverá confirmar a publicação.


8 - Ao finalizar a postagem o usuário será direcionado novamente para a página de postagens do Blog da sua escola.

 As seguintes opções estarão disponíveis;

A - Para editar a postagem, caso o usuário queira acrescentar algo que esqueceu no relato ou queira corrigir um possível erro de escrita.
B - O usuário poderá visualizar a sua postagem no BLOG da sua respectiva escola de desenvolvimento das atividades do PIBID GEOGRAFIA UFBA.
C - O usuário poderá COMPARTILHAR a sua postagem com amigos ou no blog novamente.
D - O usuário poderá EXCLUIR definitivamente a sua postagem, esse procedimento não é RECOMENDADO EM NENHUMA HIPÓTESE.





9 - Após todos os procedimentos, a postagem do usuário deverá aparecer no respectivo blog da seguinte maneira.




  Gostou do tutorial? em casos de dúvida ou sugestões, entre em contato conosco clicando aqui, envie um email e responderemos assim que possível.


  Coordenadoria do PIBID Geografia da Universidade Federal da Bahia.


1 comentários:

ótima matéria, vou indicar ao colegio objetivo zona norte SP. Muuito bom esse projeto, recomendo

Postar um comentário